segunda-feira, 11 de março de 2019

CINCO CASOS DE JOVENS QUE FIZERAM DIFERENÇA EM SUA GERAÇÃO

by

João d'Eça




Introdução:



            Muita gente ainda despreza os jovens julgando-os irresponsáveis e sem firmeza de caráter espiritual. Entendemos que a nossa contemporaneidade tem produzido muitos jovens como os descritos anteriormente, mas essa não é toda a verdade acerca da vida jovem, eles podem ser gigantes na fé e altamente comprometidos com Deus e com a sua palavra. Aliás, os exemplos que daremos abaixo, de jovens, que ainda inexperientes na vida, fizeram a diferença com a sua atitude, assim também, qualquer jovem que queira pode fazer diferença na sua geração, tendo Jesus Cristo em sua vida.



Davi venceu Golias:

Talvez uma das histórias mais conhecidas da Bíblia seja a história de Davi. Quando lemos esta história em 1 Samuel 17, Davi provavelmente tinha apenas 17 anos de idade. O texto bíblico nos mostra Davi como um filho obediente (1 Samuel 17.17-20), um soldado destemido(v, 26 e 32) e um jovem que confiou plenamente em Deus (versos 37.45-47).



O pai de Davi pediu a ele que tomasse providências para que seus irmãos que estavam no campo de batalha israelita, em guerra contra os filisteus. Quando Davi chegou ali, ele ouviu o campeão dos filisteus, o gigante Golias, blasfemando o nome do Deus. Davi não admitiria que alguém falasse mal do Senhor. Ele se surpreendeu mais ainda, com a atitude do exército israelita que ouvia as ameaças e blasfêmias sem dizer nada.



O jovem Davi ficou tão indignado que se apresentou ao rei Saul, como alguém que iria lutar contra o blasfemador Golias. Providenciaram uma armadura usada pelo rei, para o jovem Davi, mas não deu certo, ele não estava acostumado com aquilo, além do que, os recursos humanos, sem Deus no negócio, nada vale.



Davi foi ao riacho e de lá pegou 5 pedrinhas lisas do leito, e foi ao campo de batalha para combater Golias. Não precisou de muito, apenas uma pedrinha foi usada, e com ela, ele derrubou o gigante no chão, tomou a espada dele, e o matou cortando sua cabeça. (1 Samuel 1. 48–51). Davi era um jovem que confiava em Deus para fazer grandes coisas através dele. Assim, conhecemos Davi como um jovem que fez grandes coisas para Deus.



José na casa de Potifar:

José foi vendido por seus irmãos como escravo, por inveja, ao chefe de uma caravana que ia para o Egito (Gênesis 37). No final do capítulo, José estava servindo na casa de Potifar, que era um oficial do governo e comandante militar (Gênesis 37.36). José serviu na casa de Potifar e tinha plena confiança de seu patrão. José tinha consciência de que era mordomo de tido na casa daquele homem, exceto a sua esposa (Gênesis 39.9).



            A esposa de Potifar, resolveu traí-lo, flertando com o jovem José, ele sabiamente recusou as suas investidas. Embora ele fizesse o que era certo e sábio, foi falsamente acusado de agir inadequadamente com ela. O resultado foi que ele foi jogado na prisão (Gênesis 39.11-20).



A história de José é um bom exemplo de que só porque fazemos o que é certo, isso não significa que imediatamente seremos elogiados por isso. No entanto, no final, ele foi honrado por Deus e justificado à vista dos homens por tomar uma atitude correta, mesmo quando isso não era fácil e nem prazeroso.



Uma menina israelita desconhecida:

Há uma história maravilhosa em II Reis 5 sobre o general Naamã, que foi curado de lepra por Deus, por meio da instrumentalidade de uma menina desconhecida. Um dos personagens secundários da história é essa pequena menina escrava, de quem não sabemos nem mesmo o seu nome. No entanto, uma coisa importante que sabemos sobre ela, é que ela estava preocupada com as pessoas ao seu redor, para que eles conhecessem a Deus. Eu penso nela como uma missionária no Antigo Testamento.



Ela estava em uma terra distante de casa. Ela estava lá contra sua vontade. No entanto, ela demonstrou amor às pessoas que Deus colocou ao seu redor e ela estava disposta a compartilhar o que sabia sobre o Deus de Israel, com eles.



Quando soube que seu mestre, Naamã, tinha lepra, falou-lhe sobre o profeta Eliseu e como o Deus de Israel trabalha através desse homem. Naamã foi a procura de Eliseu porque confiou no que a menina lhe disse (II Reis 5.1–3).



Naamã foi até Eliseu e depois de relutar a aceitar a proposta do profeta, foi aconselhado pela menina, e depois que atentou para o seu conselho, foi curado de sua lepra.



Daniel e seus amigos:

Outro exemplo é a história de Daniel. Seus amigos Misael, Azarias e Ananias, que receberam nomes que exaltavam divindades pagãs babilônicas, por causa da sua fé, foram jogados na fornalha ardente. Depois, também pelo mesmo motivo, Daniel foi jogado na cova dos leões. Nesse segundo episódio, Daniel tinha algo em torno de 80 anos.



Nabucodonosor construiu uma estátua de um ídolo, e queria que as pessoas adorassem a estátua. Esse acontecimento ocorreu entre 3º e o 23º ano do cativeiro de Israel na Babilônia. Os amigos de Daniel foram lançados na fornalha ardente quando tinham entre 15 a 25 anos de idade.



Os amigos de Daniel e ele próprio, defendiam suas crenças desde muito jovens. O resultado da decisão deles foi a de honrar o Senhor até mesmo com os seus hábitos alimentares (Daniel 1.17). 



O menino com os pães e os peixinhos:

No N.T. conhecemos a história do menino que respondeu a um chamado para fazer algo que Jesus pediu. Jesus estava diante de uma multidão de mais de cinco mil pessoas, em João 6. Jesus dirige-se aos seus discípulos em busca de uma solução para o problema, porque a multidão estava com fome e já era tarde. É claro que Jesus já sabia o que estava planejando fazer (João 6.6).



Jesus perguntou a Filipe onde era possível conseguir pão suficiente para alimentar aquela multidão. Filipe não tinha ideia, mas duvidava que fosse possível conseguir alimento para aquela multidão. André procurou por uma solução. Ele encontrou um jovenzinho que tinha em seu poder 5 pães de cevada e dois pequenos peixes.



O menino poderia ter se recusado. Nem André nem o menino sabiam o que Cristo iria fazer, mas esse menino permitiu que o Senhor o usasse naquele milagre. Ele atendeu ao pedido de Jesus e teve uma maravilhosa experiência presenciando o milagre.



Jesus pegou aquela pequena comida. Ele operou um milagre espetacular, multiplicando e alimentando a todos, a ponto de todos comerem e ainda sobrar 12 cestos cheios (João 6.10–13).



Como aquele rapazinho, devemos estar dispostos a entregar ao Senhor qualquer coisa que Ele nos pedir. Podemos não saber o que Ele fará com isso, mas se confiarmos com nossas posses e nossas vidas, então Ele fará algo maravilhoso como Ele fez com esta pequena porção de comida.



Conclusão:

Independentemente da sua idade, você é capaz de colocar sua vida nas mãos de Deus e permitir que Ele trabalhe em você e através de você. Deus está fazendo e fará uma grande obra neste mundo. Ele escolhe usar pessoas de todas as idades para realizar Seus propósitos.

Que sejamos úteis nas mãos do Senhor.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores